Caminhos são para ser trilhados, quando bem pavimentados e estruturados conduz todos aos seu objetivo final.

Michie Akama foi não apenas idealizadora mas a pavimentadora de um caminho que tinha na formação de alunos o caminho para ter bons cidadãos prontos à servir com seu saber toda uma comunidade.

Aquele que se tornaria no futuro o Centro Educacional Pioneiro recebeu de sua fundadora algumas linhas mestras que favoreceu todas as suas políticas pedagógicas. Dentre elas estava estar em sintonia com o seu tempo e adequar seu ensino às mudanças que estivessem ocorrendo.

Assim, uma escola que começou ensinando corte costura e etiquetas para moças que queriam se casar, mais de 50 anos depois estava em sintonia com a principais modificações que o mundo colocava sendo a utilização de tecnologias e projetos meios utilizados para dar autonomia e formação a grupos de jovens e crianças que cresciam num mundo com inúmeros desafios.

Foi Pioneiro também na forma de compreender que o lar havia mudado, e muitas famílias precisavam de auxílio para que seus filhos pudessem ter atividades extras que os ajudassem a complementar saberes ao mesmo tempo em que estariam sendo cuidados enquanto os pais estivessem trabalhando.


Conheça o começo do Pioneiro através de algumas de suas imagens



Desta caminho feito por trilhas entre dois mundos Michie Akama encontrou nos seus objetivos o leme para manter firme seus objetivos. A sua longa vida abençoada por reconhecimentos, muito respeito e gratidão evidenciam que seus objetivos foram alcançados em sua plenitude e que foi capaz de deixar uma herança cultural, social e educacional tal como desejava.




O Pioneiro chega neste princípio do século XXI valorizando cada vez mais além do ensino formal atividades que favorecem a formação integral e sensível dos alunos. Por isso, mesmo transcorrido meio século, atividades culturais, de letras e trabalhos manuais continuam tendo um lugar privilegiado.

Conheça: