O Centro Educacional Pioneiro marca na história de Michie Akama um novo começo.
Conforme já contamos nas páginas “Um Lugar, um Sonho” e “Uma Ideia, um Caminho“, a Escola de Corte e Costura e Língua Japonesa em São Paulo (São Paulo Saihou Jogakuin) marca o princípio de uma bonita trajetória que acabará resultando em um projeto muito mais ambicioso e duradouro que chegou ao século XXI com o nome de Centro Educacional Pioneiro.
Foram quase 40 anos cultivando uma ideia para que esta brotasse.
O ano era 1971 e o local para plantar este projeto foi a Rua Altino Arantes, no bairro Vila Clementino em São Paulo. Neste novo empreendimento a Educação não seria mais voltada à moças sendo preparadas para um casamento, mas seria voltado para crianças de ambos os sexos e teria como principal objetivo formar não apenas nisseis, mas toda a comunidade ao redor.
Em 2001 o projeto educacional é ainda mais ampliado e ganha a implantação do Ensino Médio. Um antigo sonho de Dona Michie Akama que se realiza de forma muito bem sucedida.
O Centro Educacional Pioneiro entra no século XXI possuindo como principal palavra de ordem
A Filosofia que norteia toda a base Pedagógica do Pioneiro é:
Educação integral do cidadão, que se traduz em prepará-los acadêmica e eticamente para os desafios do mundo e da sociedade atuais, possibilitando condições de intervir ativamente num contexto de constantes mudanças. Para isso, propõem-se atividades complexas e desafiadoras, mas adequadas ao nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O foco das ações é incentivar a participação ativa do aluno na construção de conhecimentos, tornando-o capaz de refletir, criar, estabelecer relações e transformar
Esta Filosofia Pedagógica só pode ser realizada a partir do que são consideradas as Práticas Pedagógicas do Centro Educacional Pioneiro:
Partir do respeito ao educando, ao seu estágio de desenvolvimento e aos seus conhecimentos para garantir que o aluno desenvolva suas melhores qualidades e domine as competências necessárias no futuro para o exercício de cidadania, para o ingresso no Ensino Superior e para a inserção ativa no mercado de trabalho.